
SOBRE A ASSOCIAÇÃO - A AECF (Associação Educacional Cidade das Flores) é uma entidade sem fins lucrativos, filantrópica, que iniciou suas atividades na cidade de Ivoti/RS, visando o atendimento das crianças em suas necessidades básicas durante o período da primeira infância. A Associação fundada em 02/05/2013, por um grupo de pessoas da comunidade e empresários da cidade de Ivoti e Canela, idealizada por José Amaral, dedicou-se prioritariamente ao cuidado e a educação de crianças em Creches e Pré-escolas.
UNIDADES DE ENSINO - As unidades de Educação Infantil mantidas pela AECF privam pelo atendimento integral das crianças da faixa etária de quatro meses a cinco anos, em unidades educacionais com excelente infraestrutura física e funcional. As escolas da associação mantém uma Equipe Pedagógica com profissionais habilitados, Professores Graduados, Direção, Serviço de Supervisão e Coordenação Pedagógica, e acompanhamento Nutricional. As instituições de ensino têm Proposta Pedagógica própria, Planos de Estudos e são regidas por Regimento Escolar padronizado. Os alunos são atendidos na escola em tempo integral no horário das 6h30min às 18hrs, numa rotina diária de atividades que envolvem o cuidado e a educação, cinco refeições diárias, oficinas pedagógicas de Psicomotricidade, Artes, Música e Literatura, e projetos pedagógicos integrados estabelecidos para cada ano letivo de trabalho.


ENTIDADES CONVENIADAS - Os recursos da Associação são provenientes de convênios com entidades públicas e ou doações e são integralmente aplicados nos objetivos institucionais, visando excelência no atendimento prestado. A associação atende a uma necessidade social e educativa auxiliando o poder púbico municipal a dar conta da grande demanda por vagas em escolas de educação infantil com a criação de novas vagas em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Os convênios são realizados através de chamamento público regulamentados pela lei 8666/93 e ou 13019/14.
MUNICÍPIOS COM CONVÊNIOS EM EXECUÇÃO:
Prefeitura Municipal de Canela - A AECF mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Canela desde 2014, conforme Edital de Credenciamento Público 05/2013; 03/2014 e 01/2018 (em execução) para o atendimento de 1.100 vagas de Educação Infantil. Na cidade mantém seis unidades educativas conveniadas a rede municipal de ensino e duas unidades em processo de execução:
- E.E.I. JARDIM DAS HORTÊNSIAS I - B. Vila Boeira
- E.E.I. JARDIM DAS HORTÊNSIAS II - B. Vila Boeira
- E.E.I. ALZEMIRO BOEIRA DOS REIS - B. São Rafael
- E.E.I. INGO LIED- B. Centro
- E.E.I. EVALDO PORT - B. Centro
- E.E.I. ARI DALANHOLI - B. Santa Marta
Prefeitura Municipal de Tramandaí - A AECF mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Tramandaí desde 2017, conforme Edital de Chamamento Público 002/2017 e 01/2018 (em execução) para o atendimento de 1.100 vagas de educação infantil. Na cidade mantém cinco unidades educativas conveniadas a rede municipal de ensino e duas em processo de execução:
- E.E.I. PROF. CLACYR THEREZA TOMIELLO HOFFMEISTER - B. Centro
- E.E.I. PROF. TEREZINHA ROCHA D'ÁVILA - B. Nova Tramandaí
- E.E.I. CIDADE DOS SONHOS - B. Tirolesa
- E.E.I. JOSÉ DA SILVA AMARAL - B. São Francisco
- E.E.I. SEMENTES DO AMANHÃ - B. Zona Nova
Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras - A AECF mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras desde 2017, conforme Edital de Chamamento Público 01/2017 (em execução) para o atendimento de 117 vagas de educação infantil. Na cidade mantém uma unidade educativa conveniada a rede municipal de ensino:
- E.E.I. JOSÉ SCHWANCK LEFFA - B. Santa Rita


FUNCIONAMENTO DO CONVÊNIO - A Prefeitura Municipal repassa um valor mensal conforme convênio firmado para a manutenção da vaga da criança na unidade de ensino nas modalidades de creche e Pré-escola. Do valor repassado a entidade 80% retorna aos cofres públicos municipais através do repasse do FUNDEB. Dos valores mensalmente recebidos pela associação a título de serviços prestados, 70% é destinado a pagamento e encargos trabalhistas e ou tributários, e 30% é destinado manutenção dos custos da escola (Alimentação, Água, luz, telefone, aluguel, manutenção, reformas, material pedagógico, móveis e utensílios necessários para o funcionamento). A seleção e encaminhamento das vagas é feito pela Secretaria Municipal de Educação, seguindo a lista de espera do município, através de encaminhamento do aluno a instituição de ensino.
QUADRO FUNCIONAL - A entidade mantém um quadro funcional com 315 colaboradores diretos, entre profissionais da educação e serviços de apoio administrativo e pedagógico em treze mantidas da AECF. As escolas são dotadas de infraestrutura física e funcional para o bom atendimento dos alunos em estabelecimentos educacionais e visam à oferta de uma educação infantil de qualidade, fundamentada no ato de Educar e Cuidar para o amanhã, visando o pleno desenvolvimento dos alunos durante a primeira infância.
