
Objetivo Geral das Unidades de Ensino
As unidades de Educação Infantil da AECF/Canela irão favorecer e incentivar o desenvolvimento das potencialidades físicas, sócio-afetivas e cognitivas da criança, oferecendo oportunidades para a manifestação da autonomia, do senso crítico e da criatividade, para que se efetivem as expectativas próprias de sua faixa etária.

Objetivos da Educação Infantil
As unidades de ensino da AECF/Canela seguem os objetivos gerais e específicos da Educação Infantil previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, (RCNEI), e Regimento Escolar vigente:
- Garantir o direito aos cuidados essenciais e o desenvolvimento das capacidades humanas, baseado em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais da criança;
- Desenvolver uma educação inclusiva, garantindo o acesso e a permanência com êxito das crianças com necessidades especiais;
- Promover o convívio com a diversidade, incluindo as diferenças culturais e marcas sociais próprias, dando condições para o desenvolvimento de valores éticos como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a solidariedade;
- Propor situações que visem ampliar a capacidade de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens, por meio da expressão e comunicação de sentimentos e idéias, da experimentação, da reflexão, da elaboração de perguntas e respostas, da construção de objetos e brinquedos;
- Organizar e propiciar espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, considerando os conhecimentos prévios dos alunos;
- Oferecer a criança instrumentos que possibilitem a construção ativa das capacidades para operar símbolos, idéias, imagens e representações, atribuindo-lhe sentido de realidade;
- Garantir a criança o direito a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
- Dar a criança condições para aprender a conviver, a ser e a estar com o outro e consigo mesma em uma atitude básica de aceitação, de respeito e confiança, construindo sua identidade e autonomia;
- Garantir o acesso da criança aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e a estética.

Princípios Norteadores da Proposta Pedagógica da Escola
A criança e seu contexto...
A criança é um sujeito social e histórico que faz parte de uma organização familiar, que esta inserida em uma sociedade, em uma instituição com uma determinada cultura e contexto histórico social. É profundamente marcada e marca o meio social em que esta inserida.
Nesse sentido, a criança possui uma natureza singular que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de uma maneira bem própria. Nas interações as crianças estabelecem seu esforço de compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam, e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida em que são submetidas, seus desejos e anseios. No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das diferentes linguagens e exercem a capacidade que tem de terem idéias e hipóteses sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva a criança constrói seu conhecimento através das interações que estabelece com outras pessoas e o meio em que vive, sendo que o conhecimento não é cópia da realidade, mas fruto de um intenso trabalho de criação, significação e resignificação.
A criança é assim o centro do planejamento curricular da instituição, é sujeito sócio histórico e cultural que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas. Ela deseja aprender e interage com o mundo que a cerca, através da amizade, brincadeiras de faz de conta, conversas, observações, experimentação, questionamentos, construindo seu mundo e sua identidade pessoal e social.

O Cuidado e a Educação…
A educação infantil fundamenta-se em duas funções básicas e indissociáveis: "o Cuidado e a Educação". O "Cuidado" tem sentido de ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, atendendo suas necessidades básicas, valorizando e desenvolvendo suas capacidades. Na educação infantil condiz aos cuidados com as necessidades básicas dos educandos de ordem relacional, na dimensão afetiva e de cuidados biológicos com o corpo, como os cuidados com a higiene, a alimentação, saúde, e o acesso a conhecimentos variados. Porém, o cuidar também significa dar atenção à criança que está em contínuo crescimento e desenvolvimento, ser solidário as suas necessidades e confiar em suas potencialidades, e isto inclui interessar-se sobre o que a criança pensa e sente, o que ela sabe sobre si e o mundo, visando a ampliação de seu conhecimento e suas habilidades, rumo a autonomia de ações e movimentos (BRASIL, RCNEI, 1998).
A "Educação" cumpre papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação. Portanto, educar significa, propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros, numa atitude básica de aceitação, respeito e confiança e o acesso das crianças aos conhecimentos mais amplos e diversificados da realidade social e cultural (BRASIL, RCNEI, 1998).

O Brincar na Educação Infantil…
A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação e para que isso aconteça é preciso que aquele que brinca tenha domínio da linguagem simbólica. Para brincar é necessário apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhe novos significados. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando.
Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que possuem em conceitos gerais com os quais brincam. Vivenciando a brincadeira imaginária ou criada a criança aciona seu pensamento para a resolução de problemas importantes e significativos a ela, permitindo descobertas acerca do mundo ao seu redor, sentimentos e conhecimentos diversos.
A brincadeira apresenta-se por meio de várias categorias de experiências: O movimento e as mudanças de percepções resultante da mobilidade física da criança; a relação com os objetos e suas propriedades físicas; a linguagem oral e gestual que oferece vários níveis de organização de brincadeiras; os conteúdos sociais, como papéis, situações do cotidiano, valores e atitudes que formam o universo social da criança; os limites e regras estabelecidos em jogos e atividades dirigidas sobre o brincar.
O professor ajuda a estruturar o campo das brincadeiras na vida da criança. Ele organiza a base estrutural por meio da oferta de determinados objetos, espaços, brinquedos e jogos a serem utilizados num determinado tempo e espaço para a brincadeira. A intervenção intencional do professor permite o enriquecimento das competências imaginárias, criativas e organizacionais infantis. Por meio das brincadeiras os professores observam e constroem uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em particular e em grupo. O professor deve ter a consciência que as crianças através da brincadeira recriam e estabelecem aquilo que sabem sobre as diversas esferas do conhecimento, numa atividade espontânea e imaginária.

A importância da Interação…
Para a promoção de uma efetiva aprendizagem na educação infantil, destacamos a importância da qualidade das interações entre o professor a criança e o ambiente. Cabe ao professor direcionar a aprendizagem de seus alunos, propiciar situações de conversa, brincadeiras ou aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma que possam comunicar-se, expressar-se, demonstrando confiança e auto estima.
O professor deve propiciar a criança um ambiente acolhedor, que forneça elementos afetivos e de linguagem para que as crianças aprendam a conviver, buscando soluções para as necessidades do cotidiano. É importante frisar que na interação social, conflitos e negociação de sentimentos, idéias e soluções são necessários e indispensáveis ao progresso do campo educacional. Para promover a interação no ambiente educacional é necessário considerar as diferentes formas de pensar, expressar e comunicar, considerando a realidade dos educando e o contexto em que estão inseridos.

O Professor de Educação Infantil…
Ao professor de Educação Infantil cabe a tarefa importante de planejar o fazer pedagógico e oferecer uma gama variada de experiências que responda simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança. Considerar que as crianças são diferentes entre si, implica ainda numa educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos de cada criança. Os temas trabalhados com os alunos e o grau de dificuldade devem respeitar os níveis de desenvolvimento dos educandos em grupo e faixa etária correspondente, e também respeitar a amplitude das mais diversas experiências em relação aos eixos trabalho propostos. Também faz parte do fazer pedagógico do professor de educação infantil acolher as crianças com amor e carinho, oportunizando a elas um ambiente acolhedor, aconchegante e seguro.